Instituto Pensar - China diz que EUA mentem sobre 5G e têm histórico sujo em cibersegurança

China diz que EUA mentem sobre 5G e têm histórico sujo em cibersegurança

por: Eduardo Pinheiro 


Os representantes do país asiático afirmaram que os americanos têm um passado sujo em cibersegurança. Foto: Reprodução

A guerra pela distribuição da tecnologia 5G subiu o tom em meio à indecisão do governo Jair Bolsonaro. Nessa terça-feira (20), a embaixada da China no Brasil acusou os EUA de mentirem sobre a rede e de criarem problemas que ameaçam regras internacionais. As informações são da Folha de S. Paulo.

Os representantes do país asiático afirmaram que os americanos têm um passado sujo em cibersegurança e lembraram do episódio de espionagem de autoridades brasileiras durante o governo Dilma Rousseff (PT). "Tais ações dos EUA, que prejudicam a privacidade e segurança de outrem, são as verdadeiras ameaças à segurança cibernética do mundo?, afirma.

O argumento de cibersegurança é utilizado pelo governo norte-americano, que enviou uma comitiva ao Brasil nesta semana para debater o assunto. Segundo eles, a chinesa Huawei repassa informações sigilosas ao governo do país asiático, o que ameaçaria a segurança de dados do Brasil e a cooperação com os EUA.

A China se defendeu e afirmou que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o conselheiro do presidente americano para Assuntos de Segurança Nacional, Robert O?Brien, espalharam com má fé mentiras políticas contra a país.

"Ao ignorar os fatos básicos e produzir comentários baseados na mentalidade de guerra fria e jogo de soma zero, eles têm como objetivo real servir a certos interesses políticos, tirar proveito político dos ataques que difamam a China, atrapalham a cooperação internacional e instam a confrontação?, diz comunicado.

A embaixada ressalta também que a comunidade internacional deve ficar alerta com a tentativa dos EUA de "sacrificar o desenvolvimento dos outros países para buscar a superioridade dos seus próprios interesses, conter o crescimento dos países de mercados emergentes como a China e provocar intencionalmente fissuras entre a China e seus amigos?.

Respiradores para o Brasil

A representação chinesa ainda acusa os EUA de reterem respiradores oriundos da China com destino ao Brasil.

"Os EUA vêm agindo contra o espírito humanitário básico e até retiveram materiais médicos urgentes, inclusive respiradores, que foram enviados da China ao Brasil, numa tentativa maléfica de atrapalhar a cooperação?, diz o texto.

O comunicado ainda reforça que a China está disposta a trabalhar junto com os diversos setores do Brasil para aumentar a confiança mútua e expandir a parceria tanto nas áreas tradicionais como nas emergentes.

Com informações da Folha de S. Paulo




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: